Foto: Julianu Lorne

Você sabe arrumar a mochila de Trekking ?

Sendo essa uma das principais dúvidas de iniciantes em Trilhas e Trekkings, resolvi bater um papo com o Pedro Lacaz Amaral, do Gear Tips, sobre como organizar a Mochila de Trekking. Confiram:

Pode parecer algo simples, mas se a mochila não for organizada adequadamente, ela pode te desequilibrar, causando não apenas desconforto mas gasto extra de energia.

Fonte: Antônio Calvo – Portal Extremos http://www.extremos.com.br/Revista/Aventura-e-Acao/168/

Precisamos imaginar que a mochila possui 4 compartimentos diferentes (mesmo que ela tenha mais ou menos compartimentos do que isso).

•Compartimento da Tampa:

Na tampa da mochila devemos colocar os itens que precisamos acessar mais facilmente, como gorro, luva, lanterna de cabeça e etc. Geralmente são itens mais leves.

Compartimento principal, junto às costas:

No compartimento principal, junto às costas devemos colocar os itens mais pesados, como comida, combustível e etc. Vale lembrar que o peso deve estar centralizado, para não deslocar a mochila para um dos lados.

•Compartimento principal, afastado das costas:

No compartimento principal, afastado das costas devemos colocar outros itens leves. Isso é feito para não deslocarmos o centro de massa da mochila para longe do nosso centro de gravidade.

•Compartimento inferior:

No compartimento inferior devemos colocar o conjunto de itens mais leves, como o saco de dormir, uma jaqueta de pluma e etc. É fundamental não colocarmos ali os itens pesados, pois este compartimento fica geralmente abaixo do ponto em que a armação interna da mochila começa a transferir o peso para a barrigueira. Portanto, o que está neste compartimento praticamente não é transferido para a cintura.

Uma mochila bem arrumada é sinônimo de conforto e uma melhor experiência no Trekking. Foto: Deuter

Esta organização deve ser feita em qualquer tamanho de mochila, mas é fundamental em mochilas semi-cargueiras (de 35 a 55 litros) e cargueiras (acima de 55 litros).


Assista ao vídeo do Pedro Lacaz ensinando como organizar a Mochila de Trekking:


Pedro Lacaz Amaral é praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

*Essa foi uma matéria feita em parceria com o Gear Tips Equipamentos de Aventura.

*O Gear Tips é um canal especializado em Equipamentos de Aventura destinados à pratica de Hiking, Trekking e outras atividades Outdoor.
Acesse o site para saber mais: www.geartips.com.br

O Blog Dr. Aventura é oferecido pela Sub Sub Equipamentos de Aventura, que é uma das lojas mais tradicionais de esportes de aventura no Rio de Janeiro, atendendo a todo o Brasil pela loja on-line: www.subsub.com.br

*Usando o meu cupom de desconto você ganha até 15% de desconto nas suas compras no site da Sub Sub.

Até a próxima pessoal, e nos vemos na montanha!


Julianu Lorne

Montanhista, Guia de Trekking e proprietário da Agência RIOEX, onde fazem Trilhas, Trekkings e Travessias MultiSports pelo Brasil. Lorne também embaixador da Sub Sub e da World Adventure Society (WAS) e colaborador do canal Trekking Estilo de Vida. Além de praticante de surf, Jiu Jitsu. Idealizador do PROJETO BOLÍVIA 6x6K.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *