A II Jornada Científica de Montanhismo ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 6 a 8 de Março de 2020, serão três dias de palestras e workshops com o objetivo de proporcionar conhecimento e integração entre praticantes do montanhismo.

Com toda essa popularização do montanhismo, em suas várias modalidades (trekking, hiking, escalada em rocha, escalada indoor, mountain bike, bikepacking, corrida de montanha, entre outros) e o crescimento exponencial de esportistas, é visível a necessidade de eventos educativos e formadores de melhores praticantes.

A Jornada nasceu, após frequentarmos muitos eventos de montanhismo, da idéia de criar um espaço com aulas e trabalhos para capacitar montanhistas de todas as tribos. Inicialmente seria um evento pequeno, onde nos juntamos, alguns amigos com interesses comuns, para organizar. Após iniciarmos uma discreta divulgação, já que seria para no máximo 30 pessoas, o atual diretor da Rio Convention Visitors Bureau, que já foi montanhista, gostou da ideia e nos ajudou a impulsionar o projeto para a atual Jornada, tendo em 40 dias de organização 92 inscritos e 12 trabalhos científicos apresentados. O Governo do Estado do Rio também nos apoiou, tornando a Jornada parte do calendário estadual de atividades até 2021 e nos convidando a participar de eventos de cunho governamental sobre turismo de aventura. A Segunda Jornada virá num formato mais maduro e profissional, prometendo muito conteúdo, aprendizado e ciência, visto que a Universidade Federal Fluminense, através da Faculdade de Turismo e Hotelaria, está apoiando o evento e colaborando com toda a estruturação da parte científica.”

Maria Fernanda May, montanhista há 21 anos, idealizadora e coordenadora do evento.

O montanhismo é um esporte de aventura, que envolve riscos e atividades em áreas remotas, além de necessitar um mínimo de conhecimento para que seja praticado de forma segura para o praticante e para o meio ambiente. A melhor instrução de montanhistas leva a um menor impacto ambiental e a um menor risco para quem o pratica, gerando menos acidentes e resgates. Além disso, muitas especialidades, como turismo, biologia, geologia, geografia, meteorologia, nutrição, educação física, entre outras, produzem trabalhos científicos específicos que são diretamente voltados às montanhas ou de grande interesse para os praticantes dos esportes que às envolvem.

O evento é inovador ao criar um espaço que congrega a academia, empresas e marcas de equipamentos e acessórios, entidades, profissionais e praticantes do montanhismo, turismo e áreas correlatas.


Palestrantes

A Jornada conta com grandes nomes do montanhismo, fotografia, meteorologia, e demais áreas que serão abordadas nas mais de 15 palestras durante os três dias de evento:

Entre outros…


Apoio e Patrocínio

A Jornada Científica de Montanhismo conta com grandes parceiros, apoiadores e patrocinadores, entre eles:


Inscrições

Faça sua inscrição na Jornada Científica de Montanhismo, clicando aqui!

Ou acesse o site da Jornada para saber mais: https://jornadademontanhismo.com.br


Não fique de fora desse evento incrível, que eu inclusive, estarei participando na Comissão de Apoio!
Forte abraço e nos vemos lá!


Julianu Lorne

Montanhista, Guia de Trekking e proprietário da Agência RIOEX, onde fazem Trilhas, Trekkings e Travessias MultiSports pelo Brasil. Lorne também embaixador da Sub Sub e da World Adventure Society (WAS) e colaborador do canal Trekking Estilo de Vida. Além de praticante de surf, Jiu Jitsu. Idealizador do PROJETO BOLÍVIA 6x6K.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *